Turma do Blog - MMA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turma do Blog - MMA

Para a galera que curte assistir e comentar sobre MMA.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

$$$ das bolsas no UFC: um ou dois dados do UFC 156

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Adriano Nery

Adriano Nery

Bom galera, tava pensando com os meus botões aqui, depois de ler uma notícia sobre a bolsa dos caras que lutaram sábado. Fiquei pensando quanto o UFC deve tirar por evento, e quanto chega aos bolsos dos que dão a cara a tapa no octógono... bom, 10 minutos de matemática grosseira e muitos achismos depois, cheguei a uns números que pelo menos indicam algo. Resolvi fazer um topicozinho aqui só pra dividir com a galera umas conclusões.

Foi anunciado quanto os lutadores ganharam no UFC 156. Vou copiar e colar os valores divulgados no bloody elbow:

Jose Aldo - $240,000 ($120,000 purse/$120,000 win bonus)
Frankie Edgar - $120,000

Rashad Evans - $300,000
Antonio Rogerio Nogueira - $174,000 ($107,000/$67,000)

Antonio Silva - $70,000 ($70,000 purse/$0 win bonus)
Alistair Overeem - $285,714.29

Demian Maia - $120,000 ($60,000/$60,000)
Jon Fitch - $66,000

Joseph Benavidez - $60,000 ($30,000/$30,000)
Ian McCall - $9,000

Evan Dunham $46,000 ($23,000/$23,000)
Gleison Tibau - $33,000

Tyron Woodley - $87,000 ($43,500/$43,500)
Jay Hieron - $12,000

Bobby Green - $20,000 ($10,000/$10,000)
Jacob Volkmann - $22,000

Isaac Vallie-Flagg - $20,000 ($10,000/$10,000)
Yves Edwards - $21,000

Dustin Kimura - $16,000 ($8,000/$8,000)
Chico Camus - $8,000

Francisco Rivera - $16,000 ($8,000/$8,000)
Edwin Figueroa - $10,000



Bom, eu me dei ao trabalho de somar. A calculadora indica que, no total, foram pagos 971.000 dólares de bolsas. Não chega nem a 1 milhão de doletas, portanto.

Outro dado divulgado: diz o mmajunkie que o evento rendeu, somente de bilheteria, no mínimo 2.437.000 dólares. Portanto, se não houvesse nenhum outro gasto/lucro que não os apresentados, num cálculo tosco, percebe-se que o UFC tirou cerca de 2,5 vezes o pago aos lutadores somente em bilheteria.

Mas todos sabemos que o grosso do $$$ do UFC vem de patrocínios e pay-per-view. Não existem dados precisos e esses valores nem sempre são divulgados, mas um evento do UFC vende em média, só nos EUA, algo entre 400.000 (venda fraca) e 1,2 milhão de pacotes de PPV. Cada um destes é vendido por algo entre 15 dólares e 35 dólares... ou seja, dá pra dizer, num cálculo tosco e com muito achismo, que os caras tiram, no mínimo, 6.000.000 doletas de PPV. Todo mundo sabe que é pelo menos o dobro, mas enfim né, fica aí a estimativa.

Bom, na coluna das despesas, entra aí a porcentagem de pay-per-view que algumas estrelas do evento recebem - nem todos tem essa cláusula no contrato. Supondo que ao menos o José Aldo e o Rashad Evans recebam essa porcentagem, e chutando que o percentual que eles embolsem seja igual ao recém-divulgado contrato que o Eddie Alvarez ia assinar (1 real por pacote de pay-per-vew vendido): temos que de cada pacote vendido, 2 reais vão embora. De 6.000.000, 800.000 dólares vão pro bolso desses caras.

Por fim, temos as receitas dos patrocínios. Aqui só podemos chutar mesmo, nenhum dado já foi divulgado! O que temos é que o contrato da Prefeitura de SP com o UFC envolvia o repasse de R$ 2,5 milhões em patrocínio pro evento que rolou no Ginásio do Ibirapuera (1,20 milhão de dólares), e que haviam ao menos mais 5 ou 6 patrocinadores bancando o mesmo, acho que dá pra chutar, com segurança, que um evento de porte ainda maior, em Las Vegas, atinja no mínimo dos mínimos uns 8.000.000 limpos recebidos da mão de patrocinadores.

Não contei aí os custos operacionais do UFC 156 (passagens, montagem de arena, infraestrutura fixa, aluguel de cassinos, pagamento do pessoal fixo e temporário, etc.) nem o valor referente aos impostos (que são descontados de cada pacote de PPV vendido). Se quiserem chutar alto: que 25% da receita que já contabilizamos aí se destinem a esses fins!

Resumo da ópera!!!

De receita aí, na análise bem conservadora que fizemos, chegamos aos valores brutos de aproximadamente 16.500.000 dólares, arredondados pra cima.

Nas despesas, com base em muito chute, totalizamos 6.000.000 de doletas, também arredondados. Desses, só 1.800.000 foram destinados ao pagamento de bolsas + porcentagem.

Conclusão: o UFC só repassa pouco mais de 10% do que recebe p/ as verdadeiras estrelas do evento, e a margem de lucro do evento é astronômica.

Isso me fez pensar em pelo menos 2 fatos recentes...

1) Caso Jon Jones! Po, o Dana White dizer que o evento ficou "inviável financeiramente" sem a estrela principal... que cara de pau, né? Mesmo que sem o main event a venda de PPV despencasse e patrocinadores desistissem de apoiar aquele evento, uma empresa que lucra ao menos 10 milhões de dólares por evento não teria estrutura financeira pra suportar prejuízos com um único card? Ia quebrar? Mas preferiram cancelar e botar a culpa no Jon Jones... hipocrisia boa, viu.

2) Dana White esbravejou recentemente que pagou ao menos 15 milhões de dólares pro Rampage no curso dos últimos 5 anos. Mas nesse período, o Quinton Jackson lutou 11 vezes pelo UFC; dessas aparições, nada menos que 8 foram main events. Além disso, foi técnico de uma temporada do TUF. Não dá nem pra imaginar quanto de lucro o cara deu pro seu empregador nesse mesmo período... 15 milhões devem dar uns 10% disso, viu. Não foge da média que os caras pagam...

É isso... quem quiser ficar rico da turma aí, o negócio é fazer evento de MMA viu rs!!

ROBERTO.

ROBERTO.

Belo Diagnóstico Financeiro Nery! Sendo assim, se o UFC quisesse me contratar para auxiliar na administração me pagando um salário mínimo e uma comissãozinha de 0,00001 por evento...eu estaria rico he he he.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Muito bem post, Nery.

O Ian McCall ter uma bolsa de 9 conto é uma ''puta falta de sacanagem''.

Adriano Nery

Adriano Nery

Po, legal que vocês curtiram galera, achava que ninguém tinha lido isso aí! Hehehe

Dá pra tirar outras conclusões dessa planilha tosca, se pararmos pra pensar.

Uma delas: pessoal costuma dizer que os estreantes no UFC ganham miséria, mas depois, à medida que vão renovando contrato, ficam numa boa e ganham $$$. Dão a entender que existem 3 categoria de salários no UFC: estrelas, veteranos e estreantes, e as 2 primeiras ganhariam muito bem. Vendo essa lista de pagamentos aí, dá pra ver que não é verdade isso. Caras como Jon Fitch, Gleison Tibau e Jacob Volkmann, que tem respectivamente 18, 16 e 10 lutas pelo UFC, não tem bons salários. Claro, ganham bem mais do que eu, mas bem menos do que um atleta profissional de qualquer modalidade atuando nos EUA. Os 3 que eu citei já devem ter renovado contrato várias vezes, e ainda assim juntos ganham pouco mais de 1/3 do que ganha o Rashad Evans. Ou seja: quem ganha de fato BEM no UFC é a minoria da minoria, e até os veteranos do evento são em sua imensa maioria mal pagos.

Fods, né?

Neto Diná

Neto Diná

Nery, acho que a divisão é a seguinte: super-estrelas (1). Caras como Anderson Silva, GSP e Jon Jones ganham mais que todo mundo, pq levam PPV. Aí vem as estrelas (2), a maioria ex-campeões, levam entre 200 a 500 mil. Aí vem os conhecidos (3), normalmente caras que já disputaram título), que vc pode classificar como veteranos, que ganham entre 50 a 150 mil. Depois os caras que tão há bastante tempo no UFC, mas nunca foram tops e sempre no undercard (tipo o Volkman, Tibau) - (4). E por fim, os novatos (5). Acho que o escalonamento é mais ou menos esse.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Perfeita a tua leitura, Neto.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos