Turma do Blog - MMA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turma do Blog - MMA

Para a galera que curte assistir e comentar sobre MMA.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quatro meses de treino e foco no jiu-jítsu – Veja como foi a preparação de Anderson para UFC 148

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Neto Diná

Neto Diná

Apontado como melhor lutador de MMA da atualidade, Anderson Silva fez uma preparação muito forte para enfrentar pela segunda vez Chael Sonnen. Muita gente me pergunta como foi a trajetória da preparação do campeão dos médios, quais os passos em seu treinamento. Pois então hoje vou contar isso.

Conversei com Josuel Distak, que comanda a academia X-Gym, no Rio de Janeiro, onde Anderson Silva fez toda sua preparação, e ele explicou como que foi feito o trabalho para a luta principal do UFC 148, no dia 7 de julho, em Las Vegas.

Antes de dar a palavra ao treinador, um pequeno resumo: foram quatro meses de treino, focado muito mais no jiu-jítsu, por eles acreditarem que a luta vai para o chão. Confira agora mais detalhes desse trabalho.

Quanto durou o treinamento do Anderson para essa luta?
Anderson treinou quatro meses para a luta e fez um trabalho de refinamento de chão com o Ramon Lemos, pois é uma luta que acreditamos que vai para o chão de qualquer jeito. What a Face

Mas então ele treinou mais jiu-jítsu que o resto?
O Anderson está afiando esse quesito de ficar por baixo e tentar finalizar de novo. scratch Se isso acontecer, ele vai estar confortável para isso. E de pé, tudo mundo sabe que o Anderson é um fenômeno. Ele é um talento nato e todo mundo sabe disso. Por cima, o Sonnen não tem nem 1% de chance.

Explique então como é o calendário de treinos do Anderson.
No primeiro mês nós trabalhamos resistência física do lutador, no segundo mês é mais força, no terceiro mês vamos colocando velocidade e no quarto mês é ir lapidando e afiando as técnicas, passamos a trabalhar a estratégia da luta.

E os treinos de lutas, são apenas no final?
Não. Sparring ele faz desde o início do treinamento, mas vai intensificando para o final, com um sparring direcionado, com a tática e a técnica da luta, estudando cada vez mais o adversário.

Você que ele acha que ele precisaria ter treinado mais a trocação?
Ele focou mais o trabalho de chão, porque na luta em pé ele é um expert, todo mundo sabe o que ele é capaz no muay thai, não precisa provar nada, desde que ele conquistou o cinturão. Então ele treina mais jiu-jítsu para ficar com ele na cabeça.

E ele tem muito problema para tirar peso?
Nós trabalhamos com o Anderson entre 7kg e 8kg acima durante a preparação e ele precisa só de duas semanas para tirar esse peso para a luta. Mas é sempre tirando o excesso do peso, não a qualidade.

http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2012/07/03/quatro-meses-de-treino-e-foco-no-jiu-jitsu-veja-como-foi-a-preparacao-de-anderson-para-ufc-148/

Neto Diná

Neto Diná

Cara...me deu calafrios essa entrevista...

Eu já estava preocupado com o fato do Anderson não ter trazido nenhum top wrestler pra vir treinar com ele. O Lyoto trouxe o King Mo pra preparação contra o Jones, Cigano trouxe aquele Josh Janousek, que me parece que era campeão americano. O Anderson não trouxe ninguém desse nível. E vai ter um dos melhores wrestlers do MMA pela frente.

Acho que se o Anderson tá pensando em finalizar o Sonnen, temos que colocar as barbas de molho.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Pois é, enquanto o Sonnen contratou o campeão do ADCC 2011 Vinny Magalhães pra afiar o BJJ dele. Engraçado que ele tentou contratar o Toquinho primeiro, mas como o Bustamante recusou, foi atrás do Vinny.

O Bisping mostrou o caminho pro Anderson, tem que se espelhar na defesa de queda do britânico.

FelipeThai

FelipeThai

Nossa, essa entrevista deu uma impressão: "vamos perder no wrestling mesmo, só nos resta treinar jiu-jitsu". Deveria ter focado muito o wrestling e o boxe também, já que chute nessa luta nem pensar...

Paulo Câmara

Paulo Câmara

Que onda hein, bizarro, tomara que corra tudo bem! Viram a coletiva? O Anderson jah me frustrou de cara, falou que a luta vai acabar no primeiro round, queria ver um massacre de 5 rounds.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Eu vi. O Anderson pareceu bem confiante mesmo. E o Chael parece que já tá meio cagado e não fez contato visual na encarada.



Paulo Câmara

Paulo Câmara

Tomara que nesse intenso treinamento de JJ, tenha mta raspagem! Ygor, ja saiu o episodio 2 do primetime?

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Não. Quando sair o 2, eu posto no tópico do episódio 1.

Neto Diná

Neto Diná

Hahahaha Anderson tá mais pilhado do que nunca!!! Twisted Evil

Espero que se converta em KO brutal e não em repeteco do primeiro combate - mas com final diferente, não acho que Sonnen caia de novo.

Paulo Câmara

Paulo Câmara

Tava olhando, o Sonnen soh foi nocauteado, duas vezes, foram mais nocautes tecnicos, um jogaram a toalha e outro foi corte profundo, as duas ocorreram no ano de 2004, se estatistica contar na hora que fechar aquela grade, essa galinha nao ta tao morta assim nao!

Neto Diná

Neto Diná

Pois é Paulo, eu tb tinha visto isso, foi um TKO por corte e outro por interrupção do córner. Mas fato é que Belfort só tinha sofrido TKO's tb antes de enfrentar o Anderson. Acho que Anderson Silva e Cigano são os caras ideais pra tirar o lacre de qualquer queixo.

A questão é: todas as vezes que o Anderson entrou pilhado, ele correspondeu. Anderson manteve um nível muito alto até a luta contra o Dan Henderson, perfeito no UFC. Depois dessa luta, parece que deu uma relaxada, e veio combates contra o Cóte e Thales. Botaram o Forrest, um cara top da LHW, porradeiro, pra pressionar o Anderson. Ele estava em cheque naquele momento. E correspondeu. Contra Belfort a mesma coisa. E agora contra o Sonnen. Eu só esperava que ele desse ênfase ao wrestling, tivesse trazido alguém top pra treinar. Ao que me consta, não trouxe. Vamos ver o que acontece.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Mas o Distak pode estar blefando. O Ramon Lemos deve ter colocado o Anderson pra treinar exaustivamente as defesas de takedown além do jiu-jítsu. Faltou um wrestler all american no camp, mas houve treinos focados em wrestling.

Neto Diná

Neto Diná

Pois é Ygor, tem isso tb. Pode ser blefe. Mas sem um wrestler top pra simular o que o Sonnen pode fazer, fica difícil. O Marquardt que treina só com wrestler top não segurou o Sonnen.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

É verdade. Mas o Mark Munoz foi o sparring do Anderson no camp pra primeira luta e não adiantou muita coisa, então isso é meio que relativo.

Neto Diná

Neto Diná

Mas o Anderson tava machucado, né Ygor? A atuação dele na primeira luta foi completamente atípica, inclusive na trocação, chegou a tomar knock down do Sonnen.

FelipeThai

FelipeThai

caralho, Sonnen tava cagando de medo...

Adriano Nery

Adriano Nery

Ladies and gentleman, cabeças vão rolar...

Quero um assassinato by clinch thai, com direito a muito joelho na cara para estourar nariz.

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Mas o Anderson tava machucado, né Ygor? A atuação dele na primeira luta foi completamente atípica, inclusive na trocação, chegou a tomar knock down do Sonnen.

A gente só vai ter certeza de que a costela trincada influenciou ou não no Sonnen brincando de queda-lo, no próximo sábado.

Clinch Thai é tudo que o Sonnen quer.

Neto Diná

Neto Diná

Pois é Ygor....mas eu não falei das quedas apenas....Anderson tomou um knock down do Sonnen!!! Eu nunca vi o Anderson tomar um knock down no UFC e nem o Sonnen aplicar. Estava claro que a mobilidade do Anderson tava prejudicada naquele combate. Levou desvantagem até na trocação. Sonnen pode derrubar qualquer um, com ou sem costela trincada, disso não há dúvidas. Ele tem qualidade pra isso. Cabe não facilitar. Infelizmente, na primeira luta o Anderson treinou com os caras certos, mas se machucou. Nessa ele diz estar 100%, mas pra um atleta que fatura o que ele fatura, dava pra pagar pra vir um top wrestler treinar com ele. "Mas tudo bem" (o que ele disse no final de metade das respostas na coletiva)

Adriano Nery

Adriano Nery

Eu acho que num clinch thai bem feito o oponente perde o controle do tronco... muito difícil ser quedado depois que encaixar. O problema é jogar no corpo-a-corpo com um cara desses até fechar o negócio! Mas independente da parte técnica, quis dizer que queria sim um nocautão sangrento. Ia ser show!



Mudando um pouco de assunto...
Peguei isso em uma entrevista do Vinny Pezão, que treinou o BJJ do Sonnen pra essa luta. Achei bem perigoso o que ele fala... preferia que o AS fugisse de fazer chão com o gringo, invés de aceitar que vai ser quedado a torto e a direito e focar no BJJ. Sei lá né. Vejamos:

Entrevistador: como ele está no chão? Ele está muito melhor? Você ensinou defesa de triângulo para ele?


Vinny Pezão: É aquele negócio e todo mundo fica assim: “ele está melhor do que na primeira luta?” Ele dominou o Anderson no chão. Cometeu um erro? Cometeu. Mas o Anderson estava marcando aquela mesma posição a luta toda e o cara foi pego. Chegou nos minutos finais e foi pego. Óbvio que precisava de trabalho, óbvio que precisava corrigir uns defeitos aqui e ali, mas de modo geral o Chael é um cara que é bom no chão, só não é excelente, não é preparado em termos de detalhes como o Anderson e outros lutadores brasileiros. Trabalhamos várias coisas, trabalhamos defesa de triângulo, trabalhamos defesa de arm-lock, mas o meu foco foi para ele controlar a luta, do jeito que ele fez na primeira luta, mas em posições mais confortáveis. Uma coisa que eu falei para ele que eu não gostava no estilo dele era o fato de ele ficar trabalhando na guarda fechada e com a postura muito baixa. A gente tentou mudar aquilo. Se tiver a oportunidade de passar a guarda, de fazer uma finalização, eu acredito na finalização porque ele tem um controle bom em cima. Mas a gente treinou de tudo, não treinei só defesa porque, no meu ponto de vista, se eu ficasse treinando só defesa, primeiro ele tinha que estar na situação ruim para depois sair da situação ruim, e a minha ideia era nem chegar perto da situação ruim. A gente fez muito ataque e, óbvio, defesa que ele tem errado nas lutas dele, tipo triângulo e arm-lock.

Fonte: tatame.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos