Turma do Blog - MMA

Para a galera que curte assistir e comentar sobre MMA.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A decadência da escola russa.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A decadência da escola russa. em Qui Jul 12, 2012 7:45 pm

Houve um tempo, em que o MMA, ou melhor o Vale Tudo, tinha três grandes forças, a escola americana(com fortes raízes no wrestling), a escola brasileira(com fortes raízes no jiu-jitsu) e a escola russa ou soviética(com fortes raízes no sambô).

Esses 3 países dominaram por muito tempo o Vale Tudo, e a escola russa com o sambô trazia os lutadores mais completos, porque nessa arte, se treina tanto o grappling, qto o combate em pé, além de serem lutadores fisicamente grandes, fortes, pesados e de porte atarracado, com mãos pesadissimas, queixo duro e muita resistência.

Alguns notorios representantes dessa escola sao: Oleg Taktarov, Volk Han, Vladimir Matyushenko, Sergei Kharitonov, Andrei Arlovski, Alexander Emelianenko, Igor Vovchanchyn, dentre outros.

Essa escola revelou um lutador que seria considerado por muitos o maior da história, e que representava como poucos o que era o sambô, Emelianenko Fedor.

Tinha tudo pra continuar sendo uma grande potência no MMA moderno, talvez até a maior, por sua arte mãe ser a que mais se aproxima do MMA.

No entanto, não aconteceu, os lutadores de origem Soviética foram sumindo, e hoje essa pesada parte da história do vale-tudo e do mma, vai sendo esquecida.

A que devemos atribuir isso? Quais são as razões para a derrocada da escola russa? Se alguém quiser pode acrescentar mais perguntas.

Valeu, Abraço!

Ver perfil do usuário

2 Re: A decadência da escola russa. em Sex Jul 13, 2012 3:07 am

Bom tópico.

Eu não sei a resposta. Mas talvez eu possa acrescentar mais uma ou duas peças para montar esse quebra-cabeças...

Primeiro, e isso pode ser importante porque é um fato comprovado, o fim da União Soviética causou uma certa decadência da Rússia no ramo dos esportes! Até o final da década de 80, a URSS disputava com os EUA medalha a medalha o topo do quadro geral das Olimpíadas. Rolou inclusive de ficar em 1o lugar. Com a desestruturação do país, o esporte foi mais um dos ramos que sofreu, assim como economia, infraestrutura, forças militares, serviços de saúde... tudo na Rússia ficou meio sucateado (e boa parte está assim até hoje, né?). Então eu imagino que isso tenha a ver. Vai saber como tá o investimento no Sambô por lá?

Outro fator, também ligado ao fim da URSS, é que com a divisão da super-potência em vários países independentes, o pool de talento dos caras ficou meio espalhado. Por exemplo, hoje, o Matyushenko e o Arlovski são bielorussos, o Vovchanchyn é ucraniano, etc... antigamente, todos eram "russos". Suponho que havia um intercâmbio maior, quem sabe os caras (ou seus técnicos) competissem uns contra os outros no Sambô, se duvidar integraram alguma seleção juvenil nacional no mesmo período... enfim. É mais um aspecto a considerar.


_________________
Ver perfil do usuário

3 Re: A decadência da escola russa. em Sex Jul 13, 2012 10:49 am

É difícil dizer. Vários seriam os motivos. Eu me dei ao trabalho de ver os últimos quadros de medalhas das Olimpíadas e, em linhas gerais, eles continuam obtendo excelentes resultados. Acabaram perdendo o posto de 2ªpotência mais pelo crescimento absurdo da China, que ficou a frente até mesmo dos EUA nos últimos jogos (tá, foi em Pequim, mas eles já vinham crescendo e ficaram em 2º em 2004). Então não sei se a queda da URSS seja exatamente o motivo, até pq, apesar de antigamente serem todos "russos", hj em dia ninguém se destaca no MMA, seja russo, ucraniano, bielo-russo, etc.

O que eu acho é o seguinte: eles simplesmente não acompanharam a evolução do esporte. Hj em dia os caras tem que ser atletas integrais, treinarem de tudo e terem um bom nível em pelo menos 3 tipos de luta: wrestling, jiu-jitsu e algum esporte de trocação. Os russos parecem não terem acompanhado.

Somado a isso, o UFC tem uma política diferente da do Pride. O Pride levava muitos caras de fora, alguns deles de qualidade duvidosa, pra serem surrados pelos japas. Não apenas a Russia, mas toda a escola européia perdeu espaço com o UFC. Veja os holandeses, que eram figurinhas carimbadas na época do Pride e no UFC não tem espaço. No UFC, o estrangeiro tem que ser minimamente promissor pra chegar lá. Senão compensa colocar um americano, sai muito mais barato (hotel, passagem, etc). Não a toa, qdo o evento é na Inglaterra, trocentos ingleses lutam. E qdo é no Brasil, trocentos brazucas. Não é pra agradar os locais (quem quer ver luta do Felipe Sertanejo? com todo respeito), é pq sai mais barato mesmo. Então, somando a safra fraca de soviéticos com a política custo-benefício do UFC, os caras não tem espaço. O maior exemplo disso é o Japão: nada de toscos no UFC. Os japas que lutam no UFC tem qualidade, todos eles.

Quer outro exemplo? a Inglaterra. Outro dia queridinha do UFC, com 3 ou 4 eventos por ano, perdeu espaço pra outros mercados mais lucrativos. Consequência: os lutadores ingleses estão rareando nos cards, pq a maioria acabava lutando nos eventos realizados na Inglaterra. Com menos eventos por lá, menos ingleses lutando (e menor chance de surgir algum novo talento). E normalmente acabam lutando aqueles já conhecidos e mais qualificados.

Fato é que, tirando o Brasil (por inúmeros motivos), os demais países perderam espaço no UFC - em comparação com o Pride. Não apenas a Russia.

Ver perfil do usuário

4 Re: A decadência da escola russa. em Sex Jul 13, 2012 8:16 pm

Boa Nery e Neto, eu acho que se juntar as duas respostas, se completam, heheeh, concordo integralmente com tudo...


_________________
Retirado definitivamente do bolão devido a regras ferjianas...
Ver perfil do usuário

5 Re: A decadência da escola russa. em Sex Jul 13, 2012 8:20 pm

É, a turma conhece! Nada a acrescentar.

Ver perfil do usuário

6 Re: A decadência da escola russa. em Sab Jul 14, 2012 3:41 am

Po Neto, mas isso responderia a pergunta se os caras estivessem produzindo muitos bons lutadores que não tem espaço no UFC por questões de logística... não sei se é bem assim. Não me parece que os grandes lutadores russos de hoje simplesmente não estão aparecendo no ocidente... acho que não estão mais surgindo grandes lutadores russos, ponto.

Só assistir um M-1 Challenge pra ver, com o perdão do trocadilho infame², que tá "russa" a coisa por lá cyclops o nível tá baaaaaixo. Nenhum grande talento aparecendo, nenhuma promessa que valha a pena prestar atenção..! Os melhores de trocação tem um boxe no máximo mediano, os melhores de jogo de chão não arrumariam nada com um wrestler ocidental.

Acho que o problema é de base mesmo. Os caras não tão tendo uma formação tão legal. O que você falou pode sim ter a ver, mas acho que o cerne do problema é "mais embaixo". De estrutura de base do Sambô velho de guerra e tal.

Os países comunistas tem (tinham?) uma relação engraçada com o esporte. Não entrando no mérito dos 101 mil problemas conhecidos desse regime no modelo que rolou no Século XX, fato é que o esporte sempre apresentou resultados espetaculares. China, Rússia, Cuba... o investimento feito em esporte era legal, grandes atletas amadores pipocavam. Isso não teve uma continuidade 100% com o fim do regime soviético (nem tinha como ter, o Estado burocratizado e inchado que cuidava dos esportes faliu, se desintegrou, já era...), e o resultado disso, ao menos no mundo das lutas, está aparecendo agora.

Nos outros esportes como você disse (e pesquisou rs) continuou relativamente legal, mas também caiu, já que os caras não disputam mais 1o lugar no quadro geral das olimpíadas há décadas. Ficam no 2o a uma boa distância dos EUA, com uma tendência de queda pra 3o agora. Então caiu menos que nas lutas, mas caiu também.

Mas enfim! Esse assunto é complicado demais. Tudo que to falando aí é especulação. Fato é que a russaiada tá em baixa!!!


_________________
Ver perfil do usuário

7 Re: A decadência da escola russa. em Sab Jul 14, 2012 1:43 pm

Nery, sensacional o trocadilho, hahaha!


_________________
Retirado definitivamente do bolão devido a regras ferjianas...
Ver perfil do usuário

8 Re: A decadência da escola russa. em Sab Jul 14, 2012 9:08 pm

"Então, somando a safra fraca de soviéticos com a política custo-benefício do UFC, os caras não tem espaço. O maior exemplo disso é o Japão: nada de toscos no UFC. Os japas que lutam no UFC tem qualidade, todos eles."

Foi o que eu disse Nery: safra fraca e custo-benefício. Pra chegar no UFC tem que ser top e como não tem nenhum top, não tem ninguém. Lê de novo o que eu tinha escrito que vc vai ver. Falei um monte de coisas, inclusive que os russos não evoluíram. O custo-benefício é que até poderia ter meia-dúzia de russos meia-bocas no UFC, assim como tem trocentos americanos e até mesmo brasileiros meia-bocas (principalmente depois que começou a ter eventos aqui), mas não tem pq não compensa, acabam saindo caros. A safra fraca é pq se tivesse algum bom, certamente estaria no UFC, veja que o holandês bom está lá, o sueco bom está lá e por aí vai.


_________________
"I'm not surprise, motherfuckers"

"Vim para essa luta como um moleque gordo que acabou de sair da praia em Cabo"

"Não tive sparring"
Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum