Turma do Blog - MMA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turma do Blog - MMA

Para a galera que curte assistir e comentar sobre MMA.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Debate: que posição Velasquez e Cigano ocupam na história da categoria?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Neto Diná

Neto Diná

Moçada, não é matéria, é apenas um tópico pra discutirmos o seguinte: qual posição Cain Velasquez e Junior dos Santos ocupam na história dos pesos pesados do MMA?

Tal pergunta não pode soar como imediatista, pq já fazem 5 anos que os dois vem destruindo oponentes no UFC. O que impressiona é que lutadores tops como Shane Carwin, Antonio Pezão, Rodrigo Minotauro, Brock Lesnar, Frank Mir e Mark Hunt sequer ameaçam os dois melhores pesos pesados do mundo da atualidade. Pezão, que havia nocauteado o temido Overeem, foi atropelado duas vezes por Velasquez. Mir, que figura entre os tops dos pesados há mais de 12 anos, foi tirado pra nada por Cigano. Isso nos leva a perguntar: qual posição eles ocupam na história da categoria?

Já dá pra considerar que Velasquez e Cigano completam a trinca de melhores pesos pesados da história, junto com Fedor Emelianenko?

Vou citar mais 6 pesos pesados a quais eu considero tops, a título de discussão:
-Mark Coleman
-Randy Couture
-Rodrigo Minotauro
-Mirko Crocop
-Frank Mir
-Josh Barnett

Ygor Jhony

Ygor Jhony

Acho que ambos figuram entre os 4 ou 5 melhores de todos os tempos.

Fabiano Rocha

Fabiano Rocha

Eu tenho a defasagem de ter começado a acompanhar o UFC seriamente só na época dos confrontos Shogun X Lyoto, mas eu concordo com o Coleman nessa lista, Couture, Minota, Crocop...Pode vir uma opinião diferente quanto às posições de Mir e Baby Face, mas não foge muito disso. Principalmente se tratando dos outros quatro.

E concordo plenamente que já está na hora de incluir Velasquez e Cigano nos top 5. Eles já provaram por A + B que sobram em uma categoria em que historicamente é MUITO difícil de se destacar e construir hegemonias. E eles devem chutar traseiros por anos, com um deles como campeão por um bom tempo. Sobre o Velasquez, dizem até que é o novo Fedor, pelo coração, por ser a aurea de lutador completo, além do fisico de padeiro, baixo e troncudo.

Fabiano Rocha

Fabiano Rocha

E eu digo sem muito medo que o Cigano tem o queixo mais duro e as mãos mais pesadas do MMA hoje. E irá entrar pra história nesse quesito também. Só que ao contrário de caras que carregam esses mesmos "talentos", ele é rápido e atlético. Consegue controlar a distância e ainda dizem que tem um ótimo chão.

Concluindo, esses caras podem ser considerados "Pesados 2.0". Mais completos e atléticos do que todos os outros que já passaram por octógono e ring. Exceção feita ao Fedor. Já é muita coisa.

Paulo Câmara

Paulo Câmara

No meu top 5, existe 1 vaga, pra os dois disputarem, no momento, e o Cain ficou com ela, por ter conquistado o cinturao 2 vezes. Acho que meu Top 5, na ordem, seria, 1. Fedor; 2. Coleman; 3. Minotauro; 4. Barnett(Campeao do UFC, Finalista do Pride GP HW, Finalista do SF HW); 5. Cain Velasquez.

No entanto, acho que tanto Cain qto Ciga, mto em breve estarao no Top 3, somente abaixo do Fedor, e quem sabe um deles ateh supere o Fedor, mas aih nao eh tao simples.

Eu ando meio preocupado com o Ciga, o cara eh um monstro, sem duvidas, mas ja demonstrou umas fraquezas mentais, que podem atrapalhar sua caminhada.

Neto Diná

Neto Diná

Bom, vamos lá. Primeiro, vou explicar o pq dos nomes que eu citei. Couture, Mir e Minotauro foram pela regularidade e longevidade. Atuaram por 12 anos consecutivos em alto nível. Foram campeões mundiais em mais de uma oportunidade. Couture, por exemplo, conquistou seu 1ºtítulo mundial em 1997 e retomou o título 10 anos depois - isso é um exemplo de longevidade. Mir está desde 2001 atuando em alto nível e apenas 12 anos depois veio a sofrer 2 derrotas seguidas na carreira - com exceção do Minotauro, nenhum dos outros citados ficou tanto tempo sem sofrer 2 revezes seguidos. E Minotauro segue a mesma toada, tendo sido campeão mundial em 2001 e conquistado o cinturão do UFC em 2008.

Coleman e Crocop não teria como não citar. Ambos venceram GPs do Pride. Coleman foi campeão do UFC. Crocop é, junto do Cigano, o grande nocauteador da história da categoria. Entretanto, ambos não tiveram tanta longevidade. Crocop atuou em alto nível por 5 anos. Coleman teve dois períodos, de 1996 a 1997 e 2000 a 2001.

Barnett, ao meu ver, tem a carreira manchada pelo doping. Mas está aí em alto nível há muito tempo, apesar de ficar por 3 anos atuando em eventos menores.

Adiciono a lista o Igor Vovchanchyn, que teve uma sequência de 35 vitórias consecutivas, tendo vencido torneios em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Porradeira nato, foi o cara que desmascarou o Mark Kerr, que parecia imbatível até enfrentar Vovchanchyn.

Acho que o que choca em Cigano e Velasquez é a facilidade com que eles batem seus oponentes. Caras como Brock Lesnar, Rodrigo Minotauro e Antonio Pezão foram atropelados por Velasquez - nenhum passou do 1R. Outros como Fabrício Werdum, Roy Nelson, Shane Carwin, Frank Mir e Mark Hunt não chegaram perto de ameaçar Cigano.

Os demais citados sempre davam suas tropeçadas. Minotauro nunca foi um atropelador. Mir apanhou de Márcio Pé de Pano e Brandon Vera. Couture já tropicou contra Valentijn Overeem. Crocop foi nocauteado por Randleman. Coleman apanhou do Pete Williams e foi finalizado pelo Takada. Barnett caiu no doping duas vezes. Vovchanchyn perdeu pro "despeitado" Tra Tellingman.

Acho que Minotauro e Barnett foram os mais regulares nesse sentido. Seus revezes sempre ocorreram diante de lutadores tops.

Cigano e Velasquez tem muito tempo pela frente. Amanhã o Velasquez pode ser nocauteado pelo Roy Nelson e o Cigano ser finalizado pelo Stefan Struve. Mas isso parece improvável no cenário atual. A impressão que tenho é que teremos ao menos 4 lutas entre eles. Cigano e Velasquez terão que derrotar um ao outro ao menos mais 2 vezes para atingirem o reinado absoluto.

Pra finalizar, pra mim Cigano e Velasquez ainda não formam a trinca principal da história da categoria. Tão pouco cravo que eles são top 5 da história. Mas acredito que, se mantiverem essa pegada por pelo menos mais 3 ou 4 anos, superarão os demais, ficando atrás apenas de Fedor. Vejo eles com muito mais potencial do que os outros citados. Fedor não teve um rival tão forte como Velasquez e Cigano tem (um ao outro). Acho que pra superar Fedor, Velasquez terá que provar que aguenta apanhar. E Cigano que sabe lutar no chão. Fedor era mais completo que os dois, isso na sua época. Honestamente, não tenho muita certeza de que Fedor, no auge, venceria Velasquez e Cigano. Aumento a potência do que Fabiano disse: eles são os pesados 3.0. São muito fortes e com movimentação atípica para pesos pesados, que normalmente são mais plantadões. Acho que num eventual confronto de tempos, Fedor sofreria pra parar em pé contra Velasquez. E não conseguiria derrubar Cigano, sofrendo na trocação. Mas, pelo que fez em seu tempo, Fedor ainda é o nº1 e provavelmente sempre será. Assim como considero Royce Gracie top 3 P4P, pelo que fez no seu tempo.







Paulo Câmara

Paulo Câmara

Pow Neto, tudo bem que deu uma raiva fdp na epoca, da palhacada, mas a galera que nao acompanhou, vai ler vc escrevendo que o Takada finalizou o Coleman, sem nenhuma aspas, um parentese, hehe, aih complica.

Pros que nao viram, essa eh a grande, alem de ser uma das poucas conhecidas, marmelada de fato, ocorrida no mma(vale-tudo), foi foda, cara de pau mesmo, deu vergonha de ver,

Neto Diná

Neto Diná

Foi marmelada mesmo Paulo, mas se o Coleman se sujeitou a isso, paciência. Fica pro cartel.

Curioso que dos nomes citados, poucos chegaram ao posto de nº1 do mundo. Coleman chegou, Vovchanchyn chegou, Minotauro chegou e a dupla Velasquez/Cigano chegaram. O Couture, mesmo com tantas conquistas, nunca foi nº1 do mundo na HW - nem da LHW.

Paulo Câmara

Paulo Câmara

Aproveitar o espaco aqui, pra detonar o UFC, Griffin e Bonnar, incluidos no hall da fama do UFC, ou seja, a varzea, ja nao bastava o criador da Tapout estar la...

Qual o valor de ser um hall of famer?

Com todo respeito, aos figuracas do Griffin e do Bonnar, e floda-se se a virada do UFC, foi a final do TUF 1, num hall da fama que se preze, eles nao deveriam figurar...

Mas americano tem dessas, aquela calcada da fama em hollywood, tem cada figura inacreditavel! hehe! Uma parada que devia ser criteriosissima, pra ser valorizada, vai ficando totalmente banal!

Neto Diná

Neto Diná

Olha Paulo, o problema não é nem tanto quem entra, mas quem não entra. Vc não coloca Don Frye, não coloca Frank Shamrock, não coloca Pat Miletich e aí vai e coloca o Stephan Bonnar?

O Forrest eu até acho justo. Tem uma história interessante dentro do evento, é aquele cara que inspira os outros lutadores, que entrou no TUF, venceu e depois foi campeão do UFC. Ele tem uma história muito boa no evento.

Já o Bonnar é meramente o coadjuvante, a ponte pro Forrest dentro do evento. Não merecia Hall da Fama - mas sabemos que esse HOF não tem nenhuma credibilidade, é o clubinho dos amigos do DW, não duvido que incluam o Chael Sonnen no futuro. A partir do momento que vc não inclui o Frank Shamrock, pq ele não se dá bem com o DW, a parada já fica sem crédito.

Paulo Câmara

Paulo Câmara

O meu criterio seria os melhores, os top top's mesmo e Griffin apesar de ter uma historia realmente marcante(Belfort acho que tem mais historia por exemplo), nao entraria...

E se alguem tivesse que entrar por ter morrido, nao era o cara da tapout, e sim o Evan Tanner, que era um cara com peso no evento.

Se eu fosse o UFC, o meu HOF hj estaria assim: Royce Gracie, Dan Severn, Mark Coleman, Matt Hughes, Chuck Liddel, Tito Ortiz, Randy Couture, BJ Penn, GSP e AS.

Frank nao entraria no meu, pq apesar de ele ter feito mais que seu irmao Ken, que tbm nao entraria no meu, ele teve uma carreira mto curta no UFC, e soh com 2 adversarios de nivel, Ortiz e Horn. Entao nao entraria no meu HOF assim como outros grandes lutadores com carreira curta no UFC, como Marco Ruas por exemplo.

Fabiano Rocha

Fabiano Rocha

Já viram o HOF do Rock? A patifaria que é? Americano gosta de criar essas bobagens que nem eles levam a sério no final das contas. Pura rasgação de seda. Tem vários lutadores mais importantes que o Bonnar, inclusive na categoria dele.

O programa do Gleidson "To cagando pro Blog" Venga até que tá bem legal, hein. É curto mas tem um bom conteúdo.

Neto Diná

Neto Diná

Paulo, não, não foram apenas dois caras de nível não. Eram os tops da época. É que nem o GSP, pega os tops da WW da atualidade. Se vc pegar os oponentes do GSP, só o Hughes e o BJ entram como tops da história, mas Fitch, Koscheck, Condit, esses caras foram tops em suas épocas. Assim como Marquardt, Sonnen, Demian, Okami, no caso do AS.

Kevin Jackson havia vencido o torneio da categoria brutalizando dois adversários, era um wrestler olímpico, muito forte. O Igor Zinoviev era um top muito top da época, era um russo, campeão do Extreme Fighting (Strikeforce da época), estava invicto até então e teve que se aposentar após a derrota pro Shamrock, foi proibido de voltar a lutar. Grande lutador.

O Jeremy Horn era um bom lutador, que surpreendeu o Shamrock, fez uma luta dura. É um funcionário do MMA, sempre foi parada dura. Mas na época nem era o mais gabaritado. Mesmo assim, durão. E o John Lober era outro cara durão da época, bom lutador, tinha sido o único cara que tinha vencido o Shamrock - esse foi o motivo da luta. Por fim, o Tito Ortiz, que era muito maior que o Shamrock, mais forte, mais atlético, ninguém acreditava que o Frank poderia vencer e ele resistiu a pressão inicial e conseguiu uma vitória histórica.

O Frank Shamrock foi o primeiro campeão dominante da história do evento. Defendeu quatro vezes o cinturão. Saiu invicto do evento. Eu o considero um dos grandes da história do evento.

Don Frye venceu dois torneios, chegou na final de mais um. Só perdeu pro Coleman dentro do UFC. Foi um dos grandes nomes dos primórdios do UFC. Conseguiu resultados muito expressivos. Pra mim, estaria facilmente.

E o Miletich foi o melhor lutador do mundo até 80kg por muito tempo. Você olha e não vê grandes nomes entre os caras que ele venceu no UFC. Concordo. Mas foi o primeiro grande nome, tb defendeu 4 vezes o cinturão, foi dominante. Pra mim merecia estar no HOF.

Pra mim, Royce, Severn, Frye, Coleman, F.Shamrock, Couture, Miletich, Ortiz, Liddell, Hughes, BJ, GSP e AS deveriam estar tranquilamente. Não vejo problemas em Ken Shamrock, Ruas, Taktarov, Belfort, Griffin, Mir, Franklin, dentre outros, tb figurarem. Pra mim, o problema não é quem está, e sim quem não está.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos